Obrigada pela visita! Volte sempre!

28 de out. de 2011

PROJETO DE AULA-PASSEIO


          A Escola Municipal Educandário Dix-septiense realiza anualmente, desde 1993 um Projeto de aula-passeio a cidade de Natal, com as turmas de 8º anos da qual tem como objetivo geral, identificar os conteúdos vistos em sala de aula, confrontando-os com a pesquisa de campo, valorizando a interdisciplinaridade, ampliando desa forma, os horizontes de pesquisa no âmbito educacional com destaque para as visitas a pontos turísticos e apresentação no retorno ao ambiente escolar.
          Cada ano a referida aula é escolhida uma data e predefinida no calendário escolar. Ao se aproximar a aula-passeio é feito o planejamento e preparação preliminar das atividades a ser realizadas pelos discentes, onde destacamos essencialmente locais a serem visitados, roteiro da viagem, recursos necessários, reunião com pais e ou responsáveis, bem como com os alunos enfocando todo o roteiro, comportamentos adequados e recomendações gerais.
       Este ano de 2011, a viagem aconteceu no dia 30/09 com uma equipe de apoio de mais de 20 profissionais e 54 discentes, (2 turmas). Deslocamos-nos em dois ônibus as 03h00 da manhã, pois o primeiro ponto estava agendado ás 08h0030m no Laboratório da Anatomia Humana da UFRN. Em seguida por volta de 10h0030m nos dirigimos ao Forte dos Reis Magos. Após uma pequena parada para almoço seguimos para o Cajueiro de Pirangi e as 17h00 ficamos a beira mar para uma hora de lazer. Chegamos a nossa cidade a meia noite, graças a Deus como havíamos previstos.
         Vale salientar que durante todo o percurso era nítida a satisfação dos alunos, atento a tudo, pois sabiam da responsabilidade da culminância do projeto em realizar apresentações por áreas já agendada para o dia 14/10 ás 19h0030m.
      A apresentação de todas as informações e dados coletados pelos alunos que, criativamente, apresentaram seus relatos aos colegas de turmas, professores e público presente foram em grupos, por área e em forma de slides, com os seguintes encaminhamentos:
·  Os professores da disciplina de Língua Portuguesa, nas respectivas turmas, encaminharam a produção de um relato sobre todos os aspectos observados e situações vivenciadas durante todo o percurso, desde a saída (Gov. Dix-sept Rosado-RN) ao destino final da aula passeio (Natal-RN). Salientamos que, em língua portuguesa tivemos uma narrativa em literatura de cordel e que esta proposta de atividade, como um todo, contribui para uma aprendizagem mais significativa em qualquer área do conhecimento. 
· Em Matemática, os alunos foram instruídos a fazer observações sistematizadas, relacionando os pontos visitados dentro da área de matemática. Nesse sentido, demonstraram compreender procedimentos de coleta e organização de dados, expondo resultados obtidos em tabelas, destacando a importância da conexão com as outras áreas de ensino,
· Em Geografia, apresentaram as características do percurso entre Gov: Dix-sept Rosado – Natal, enfocando as microrregiões percorridas até a capital, caracterização do clima, vegetação, hidrografia e relevo com destaque para todos os locais visitados; Pico do Cabugi, Cajueiro de Pirangi, Laboratório de Anatomia Humana na UFRN, Forte dos Reis Magos e a Praia de Pirangi.                                                                                                           
1ª parada - Pico do Cabugi
Maior  Cajueiro do Mundo - Cajueiro de Pirangi
Laboratório de Anatomia Humana                                   


Em nome da E.M.E.D., gostaria de agradecer a compreensão e confiança dos pais por permitir os seus filhos/nossos alunos nos acompanhar nessa missão de imensa responsabilidade, bem como a todos que direta ou indiretamente se envolveram nesse Projeto; aos professores e a toda equipe de apoio que nos ajudaram de diversas maneiras, da organização a execução do referido Projeto, aos alunos que se comportaram tão bem nos pontos de visitação, e nos deram o retorno esperado nas apresentações e também a prefeita por ter nos ajudado com o transporte.

                                                          
                                               Obrigada a todos!                                              

Um comentário:

reginaldo disse...

Muito bom!Um projeto que podera ser refencia para outras escolas