Obrigada pela visita! Volte sempre!

27 de nov de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA

1-   Caracterização do Projeto
1.1-Tema: Leitura e Escrita: instrumento na instrução do saber e da cidadania.
1.2-Instituição Escolar: E. M. Educandário Dixseptiense
1.3-Supervisores: Marisete Maria Feitosa
                           Euzelita Maria da Silva Costa
                           Maria Áurea de Morais
1.4-Público Alvo: Alunos de 4º a 9º Anos do Ensino Fundamental.
1.5-Duração do Projeto: Março a Julho de 20011

2- Justificativa
                     Sabe-se que um dos principais problemas na Educação no momento atual, é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Compreender a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.
                      Superar essa dificuldade tem sido o desafio dos educadores que desejam formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida. Neste contexto, esta escola com base em dados que mostram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com resultados críticos, e constatando que a leitura é um caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto interdisciplinar, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos.

3- Objetivos:
3.1- Geral
        Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos.
3.2- Específicos:

  • Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano.
  • Fomentar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
  • Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais.
  • Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
4- Estratégias/Metodologias
  • Seleção de obras, revistas, textos, etc.
  • Rodas de leituras.
  • Poesias, jograis, parodias, e cordel.
  • Peças teatrais.
  • Pesquisas de temas variados (meio ambiente, drogas...)
  • Uso de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras, etc.
  • Oficinas de poesias.
  • Gincana de matemática
  • Divulgação de autores dos livros trabalhados.
  • Dramatização de histórias infanto-juvenil.
  • Reescritas de fábulas.
  • Criação de histórias apoiadas em imagens.
  • Criação de histórias em quadrinhos.
  • Uso de vídeos.
5- Culminância
                     A culminância do projeto será no período de maio a julho de 2011, incluindo algumas tarefas no projeto do Dia das Mães, envolvendo o tema meio ambiente.

6- Avaliação
                     Será feita através da análise dos trabalhos produzidos, de atitudes de socialização, da participação, de apresentações orais e escritas, dramatizações, confecções de jograis, cartazes, murais, histórias em quadrinhos etc.

Postado pela professora: Francisca Luzia.

Encerramento do projeto



4 comentários:

Anônimo disse...

"20011" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
eu achava que era "2011" e não "20011"

Passos Pedagogos disse...

Valeu professora, continue realizando suas postagens.
Obrigada

Anônimo disse...

Parabéns pelo projeto!

Vagnaldo Feitosa disse...

Lindo! Sou apaixonado por projetos como esses, que despertam no educando o gosto, o prazer pela escrita e a leitura.