Obrigada pela visita! Volte sempre!

27 de nov de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA

1-   Caracterização do Projeto
1.1-Tema: Leitura e Escrita: instrumento na instrução do saber e da cidadania.
1.2-Instituição Escolar: E. M. Educandário Dixseptiense
1.3-Supervisores: Marisete Maria Feitosa
                           Euzelita Maria da Silva Costa
                           Maria Áurea de Morais
1.4-Público Alvo: Alunos de 4º a 9º Anos do Ensino Fundamental.
1.5-Duração do Projeto: Março a Julho de 20011

2- Justificativa
                     Sabe-se que um dos principais problemas na Educação no momento atual, é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Compreender a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.
                      Superar essa dificuldade tem sido o desafio dos educadores que desejam formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida. Neste contexto, esta escola com base em dados que mostram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com resultados críticos, e constatando que a leitura é um caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto interdisciplinar, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos.

3- Objetivos:
3.1- Geral
        Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos.
3.2- Específicos:

  • Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano.
  • Fomentar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
  • Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais.
  • Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
4- Estratégias/Metodologias
  • Seleção de obras, revistas, textos, etc.
  • Rodas de leituras.
  • Poesias, jograis, parodias, e cordel.
  • Peças teatrais.
  • Pesquisas de temas variados (meio ambiente, drogas...)
  • Uso de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras, etc.
  • Oficinas de poesias.
  • Gincana de matemática
  • Divulgação de autores dos livros trabalhados.
  • Dramatização de histórias infanto-juvenil.
  • Reescritas de fábulas.
  • Criação de histórias apoiadas em imagens.
  • Criação de histórias em quadrinhos.
  • Uso de vídeos.
5- Culminância
                     A culminância do projeto será no período de maio a julho de 2011, incluindo algumas tarefas no projeto do Dia das Mães, envolvendo o tema meio ambiente.

6- Avaliação
                     Será feita através da análise dos trabalhos produzidos, de atitudes de socialização, da participação, de apresentações orais e escritas, dramatizações, confecções de jograis, cartazes, murais, histórias em quadrinhos etc.

Postado pela professora: Francisca Luzia.

Encerramento do projeto



3 comentários:

Anônimo disse...

"20011" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....
eu achava que era "2011" e não "20011"

Passos Pedagogos disse...

Valeu professora, continue realizando suas postagens.
Obrigada

Anônimo disse...

Parabéns pelo projeto!